Publicidade

Adendos no Evangelho de São João?

Alguns exegetas cristãos afirmam que o capítulo 21 do Evangelho de João seria uma mescla de estilos, no qual teria a mão de João e de outros escritores. Em 1947, o eminente Boismard observou que as sutis “mudanças” no texto “Joanino” teriam uma semelhança com o estilo de Lucas.

Outros especialista, Vaganay, afirmou também que o versículo 25 do “Epílogo” não era do mesmo molde do precedente, podendo tratar-se de um adendo.

Anos depois, estas afirmações, que levantaram muito polêmica entre os estudiosos, foram respaldadas pela descoberta da fotografia com raios infravermelhos e ultravioletas. De posse do Códice Sinaítico, os ingleses fotografaram a última página do Evangelho de João e comprovaram, com surpresa, que em seu estado primitivo o capítulo 21 terminava com o versículo 24 e não com o 25.

Portanto, o versículo 25: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.”, foi acrescentado aos Evangelhos de João.

Numa análise aprofundada, foi constatado que a caligrafia deste último versículo é a mesma dos parágrafos anteriores, levando os exegetas das escrituras a crer que o adendo se deveu à iniciativa do próprio calígrafo, ou seja, São João. Teria ele descoberto algum outro manuscrito? Será que ele escutou algo de alguém? Possivelmente nunca saberemos...

Isso tudo nos levou a uma não menos inquietante questão: quantos outros adendos, interpolações e falsas asseverações atribuídas a Jesus O Nazareno terão sido “camuflados” nos chamados “Evangelhos Canônicos”?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem