Publicidade

O Enigma de Publius

O Enigma trata-se de um provável quebra-cabeça que teria sido montado pelo Pink Floyd nos últimos discos, havendo um possível prêmio para aquele que o descobrir. O Enigma mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo.

O início de tudo foi a seguinte mensagem postada no newsgroup (um grupo de discussão) dos fãs do Pink Floyd na Internet.

"My friends, You have heard the message Pink Floyd has delivered but have you listened? Perhaps I can be your guide, but I will not solve the enigma for you. All of you must open your minds and communicate with each other, as this is the only way the answers can be revealed. I may help you, but only if obstacles arise. Listen. Read. Think. Communicate. If I don't promise you the answers would you go." - Publius

Segue a tradução:

"Meus amigos, vocês ouviram a mensagem do Pink Floyd, mas vocês a compreenderam? Eu posso ser seu guia, mas não vou resolver o Enigma para vocês. Todos vocês devem abrir suas mentes e comunicar-se com os outros, pois esta é a última maneira de revelar as respostas. Eu poderei ajudá-los mas apenas se surgirem obstáculos. Ouçam. Leiam. Pensem. Comuniquem-se. Se eu não prometer a vocês as respostas vocês irão." - Publius

Publius, codinome da pessoa que enviou esta (e depois muitas outras) mensagem, não pode ser descoberto, pois usa um acesso anônimo para postar as mensagens. A princípio a mensagem não gerou grande repercussão, mas aos poucos foram surgindo fatos que provavam haver um componente da banda ou ao menos um componente da equipe que auxilia a banda por trás do enigmático Publius.

Em uma das mensagens seguinte Publius informou que iria provar que era real no dia 18 de julho de 1995. Neste dia, em um show do Pink Floyd transmitido pelo sistema Pay Per View, em um imenso painel de luzes colocado à frente do palco surgiram as palavras "Enigma Publius". A partir daí o Enigma deixou de ser apenas assunto de alguns internautas fãs da banda e ganhou as páginas das maiores revistas e jornais de música do mundo.

Muitas teorias foram formuladas, mas nós não sabemos ainda quem Publius é. Publius diz que sua identidade não é importante. Douglas Adams, um amigo da banda que sugeriu o nome do álbum, disse em 1994 que ele não estava envolvido e não sabia de qualquer envolvimento por parte da banda. Em maio de 1995, foi averiguado que nem Durga McBroom nem Jon Carin, dois músicos que trabalharam com o Pink Floyd durante a turnê de 1994, sabiam do enigma.

Outro sinal foi previsto por Publius, e em 20 de outubro a palavra "ENIGMA" estava projetada em enormes letras no fundo do palco durante o começo de Another Brick In The Wall Part 2 em um show em Earls Court, Londres. Este show foi televisionado para a Europa ao vivo, e para os EUA no dia 1º de novembro. Publius então postou uma mensagem que dizia que o sinal era o "anúncio mundial" do enigma. Em junho de 1995, o mesmo show foi lançado em vídeo, e o sinal estava lá. Entretanto, a palavra estava agora encobrida por alguns "rabiscos".

No final de 1994, A Momentary Lapse Of Reason foi lançado no formato de Mini Disco, com um novo visual no encarte. Em uma foto, há, em letras brancas, a palavra "ENIGMA", e em outra há, também em letras brancas, a palavra "PUBLIUS".

Mais tarde as palavras Enigma e Publius surgiram em reedições dos álbuns da banda, confirmando que Publius realmente é alguem que possui acesso praticamente irrestrito ao material da banda. O Pink Floyd nega, porém, qualquer envolvimento e diz que tudo é apenas coincidência.

Sendo o tema do último álbum da banda a comunicação é natural que o Pink Floyd tenha resolvido envolver a internet nesta busca ao tesouro. Além do desafio inerente ao Enigma diz-se haver um prêmio secreto para quem descobrir a chave do problema. Um dos fatos mais curiosos gerados pela brincadeira foi uma gigantesca escavação movida por milhares de fãs da banda nas redondezas da usina mostrada na capa de The Division Bell.


Seguem-se aí algumas PISTAS e CURIOSIDADES sobre o enigma:


Segunda-feira, 18 de julho, em East Rutherford, New Jersey, aproximadamente as 22:30
(data e local no qual apareceram, em um show do Pink Floyd, no painel de luzes. as palavras GMA e PUBLIUS)

“Empty Spaces” tem uma mensagem escondida, daquelas que você ouve quando bota o vinil pra girar ao contrário – o nome da técnica é back masking. A mensagem diz “parabéns, você encontrou a mensagem secreta, escreva para o velho Pink”, dita por Roger Waters.


Álbuns

Ummagumma:
O último reflexo no espelho da capa é a capa do disco A Saucerful of Secrets.

Wish You Were Here:
Como já foi dito anteriormente o tema deste álbum é a ausência. A foto da capa, com o homem queimando, representa uma pessoa sendo consumida e deixando de existir. A foto da contracapa é a foto de uma pessoa que não existe mais (note que existe a penas a roupa, a pessoa não tem rosto, não tem mãos e não tem pés). Na foto do encarte, a pessoa que mergulha na água não faz a água respingar, logo não existe. Todas as fotos remetem a uma "falsa presença".

The Final Cut:
As pequenas faixas de tecido colorido tratam-se de condecorações de guerra. As distinções são quatro. A maior, branca com listras roxas inclinadas é ganha por atos de coragem e valor em combatentes aéreos. A dourada (com listras preta, vermelha e azul) bem como a verde (com listras preta e vermelha) são ganhas por tempo de serviço. A outra dourada (com listras vermelha, azul e preta) é ganha por serviços prestados na África. São todas medalhas da Segunda Guerra Mundial.

Delicate Sound Of Thunder:
A capa simboliza o encontro entre a luz e o som, os dois componentes da magia do Pink Floyd.

The Divison Bell:
As duas faces da capa formam uma face única.
A construção que aparece na capa é a catedral de Ely, em Cambridgeshire, Inglaterra. O observatório que aparece no encarte ficam em Cerro Tololo, no Chile. A praia que aparece no encarte fica na Inglaterra e se chama Durdle Door.
As linguagens do números no encarte são 2. Binário (os 3 circulos, aberto, fechado e aberto) 3. Espanhol 5. Inglês 7. Hindu 8. Italiano 11. Alemão 13. Japonês 15. Swahili 17. Chinês / Japonês 19. Francês 21. Hebreu 22. Cirílico.



MENSAGENS TRADUZIDAS:


TRADUÇÃO DA 1º MENSAGEM

Meus amigos,

Vocês ouviram a mensagem do Pink Floyd, mas vocês a compreenderam?

Eu posso ser seu guia, mas não vou resolver o Enigma para vocês.

Todos vocês devem abrir suas mentes e comunicar-se com os outros, pois esta é a única maneira de revelar as respostas.

Eu poderei ajudá-los mas apenas se surgirem obstáculos.

Ouçam.

Leiam.

Pensem.

Comuniquem-se.

Se eu não prometer a vocês as respostas vocês iriam?

- Publius



TRADUÇÃO DA 2º MENSAGEM

Portanto parece que muitos de vocês tem especulado o passado. Nada parece suficiente. Mas é impossível crer que as coisas mudaram?

Vocês estão tão preocupados com minha identidade - mas vocês estão errados. A mensagem em si é o que importa e não quem a manda.

Muitos de vocês podem ser iniciantes para entender.

Lembrem-se:

Se eu não prometer a vocês as respostas vocês iriam?

Vocês pensam que eu sei de alguma coisa que vocês não sabem?

-Publius



TRADUÇÃO DA 3º MENSAGEM

Alguns de vocês estão me fazendo perguntas pensativas (meus cumprimentos a Geoff Lee e Duncan Anker, entre outros, que me contataram diretamente). Agora, deixem-me fornecer algumas respostas que irão talvez inspirar mais de vocês.

Antes de qualquer coisa, como lerão a seguir, vocês irão compreender melhor porquê minha identidade não pode ser revelada. Digo novamente que eu sou um mensageiro, apenas isso. Eu não posso contar-lhes quem me mandou, mas eu posso dizer que eu fui dirigido a vocês porque vocês são uma grande massa de fãs e conhecedores do Pink Floyd.

Aqueles do newsgroup de vocês que optaram por ignorar minhas postagens por eu não divulgar minha identidade estão claramente optando por focalizarem-se no mensageiro e não no que foi passado nas mensagens. Isto é uma pena. Eu gostaria de pensar que por todo o tempo que vocês gastarem escutando, discutindo e pensando sobre Pink Floyd, vocês serão levados a algo único e potencialmente extraordinário.

É importante dizer, para aqueles de vocês que têm acompanhado minhas últimas mensagens, não sejam intimidados pela zombaria dos outros. Tenham fé e segurança de que o que eu estou para explicar é bem real.

COMO ALGUNS DE VOCÊS SUSPEITAM, "The Division Bell" não é como seus antecessores. Apesar de todas as grandes músicas serem assunto para múltiplas interpretações, neste caso há um propósito central e uma solução desenhada. Para a pessoa engenhosa (ou o grupo de pessoas) que reconhece isso - e para onde essa informação aponta - um prêmio único foi ocultado.

Como e onde?

The Division Bell




---------------------------------..


A última mensagem foi postada em 2 de agosto de 1995. Embora Publius tenha prometido voltar, até hoje não o fez. Mesmo assim o enigma continua aceso e gerando discussões. Teria Publius se cansado, teria morrido ? Ou o enigma foi resolvido ? Um dia, talvez, tenhamos as respostas...

Um comentário:

  1. isso é completamente extraordinário!!!
    c ja foi descoberto, nós tbm ganhamos... leiam teorias sobre isso...há umas mto boas!!!
    e sobre o prem,io...c conheço pink floyd não é nd material...por isso .. ele diz:vcs iriam??

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem