Publicidade

Os Templários sob o Ponto de Vista Moderno

Fernando de Morais disse, certa vez, uma frase lapidar: "A verdadeira história está guardada nas gavetas dos descendentes daqueles que a escreveram com as suas ações, durante as suas vidas".

A história dos templários está escrita sob vários pontos de vista. Os templários são vistos por muitos escritores como pertencentes a uma instituição misteriosa, uma ordem secreta da qual, até hoje, não se sabe quais sejam os desígnios.
Há, porém, indícios muito perturbadores: "os templários foram acusados de negar e repudiar o próprio Cristo, apesar de se dizerem os seus campeões, de tripudiar e cuspir na cruz".
"Historiadores mais recentes tendem a vê-los como vítimas indefesas, bodes expiatórios das manobras políticas da Igreja e do Estado". Outros há que defendem a idéia de que "os templários são importantes na tradição maçônica, são iniciados místicos, guardiões de uma sabedoria secreta que transcende o próprio cristianismo".

A narrativa ortodoxa nos ensina que os templários se mostraram ostensivamente neutros, durante a Cruzada Albigense, entretanto, pesquisa recente nos revela que acolheram muitos refugiados cátaros e receberam, em suas fileiras, vários deles. É estranho saber que muitos dos seus altos dignatários provinham de famílias cátaras, sobrepujando aqueles cujas origens eram católicas. Bertrand de Blanchefort, por exemplo, quarto grão-mestre da ordem templária veio de uma família cátara.
Na outra dimensão da história dos templários podemos encontrar "mistérios", até agora, insondáveis. Muitos dos seus cavaleiros eram conhecidos como feiticeiros e mágicos detentores de segredos proibidos e alquimistas. Uma boa parte dos seus contemporâneos os repudiava como sendo detentores dos "poderes sujos". Fato é que o Papa Clemente V já os repreendera pela prática da necromancia.
Outro fato memorável narra que um homem desconhecido destacou-se da multidão que assistia a execução de Luiz XVI e quando a cabeça do monarca rolou sob a ação da guilhotina, este homem subiu ao cadafalso, mergulhou a sua mão no sangue que jorrava, aspergiu a multidão com ele e gritou: -"Jacques de Molay estás vingado"! Referindo-se à execução cruel de um dos grão-mestres dos templários feita sob os auspícios da Inquisição.
O senso geral é o de que "idéias ocultas" a respeito dos templários são compostas por bobagens e criações fantasiosas. Auspiciosamente, existem pesquisadores que não se conformaram com este consenso e buscaram a verdade com um interesse apaixonado, tentando restabelece-la nas páginas da história. Dentre estes profissionais e amadores muito bem munidos em relação à sua escolaridade, fundou-se o "Centre for Templar Studies and Research", dirigido por Georges Kiess em Esperaza (Aude - França) quem conseguiu envergonhar os acadêmicos com os resultados das usas pesquisas. Kiess descobriu arquivos intocados dos templários, muito valiosos, que preenchem as lacunas deixadas abertas pelos historiadores profissionais e pelos arquivistas históricos.
"Abraxas" é um outro grupo importante - Rennes-les-Bains, Aude/França. Estes pesquisadores reuniram farta documentação que exige a reavaliação e a compilação de uma nova "história dos templários, a bem da verdade histórica". "Abraxas" é dirigido por Charles Bywaters e Nicole Dawe, residentes em Rennes-les-Bains - Aude, França. Esta dupla de pesquisadores residentes no Midi e, portanto na região templária, descobriu "sítios arqueológicos" intocados até agora, e valiosa e sólida documentação. Portanto, quem quiser a verdade sobre os templários, que jamais procure um acadêmico e sim o "Abraxas".

Algumas das descobertas do "Abraxas"

Os templários tiveram ligações claras com os cátaros, o que é desprezado pelos historiadores.
Um resumo do que disse Nicole Dawe a uma dupla de pesquisadores: há a necessidade de avaliação dos nomes pertencentes a famílias cátaras nos documentos da Inquisição com os nomes dos templários, para que se encontre que são os mesmos!
Existe uma argumentação cínica, de que isto se passou desta maneira porque os cátaros. Membros laicos da organização do templo doaram bens para os templários. Não é a verdade, todavia. A verdade é que os cátaros foram asilados pelos templários, com eles conviveram e por eles foram enterrados quando morreram, nas possessões templárias. Mais tarde, os templários tudo fizeram pelas suas famílias inclusive assegurando aos herdeiros a posse dos bens que lhes foram retirados. Há a evidência DOCUMENTADA de que muitos dos templários ajudavam os cátaros nas suas lutas contra a Cruzada voltando depois às propriedades templárias. A Inquisição soube disto o tempo todo e fez vistas grossas a todas estas evidências. Caímos no óbvio: não era esta a motivação perseguida pela Inquisição, havia uma outra coisa mais grave (para a religião e para a coroa francesa) por detrás. Existia um "segredo monumental" e muito perigoso, a ser silenciado para sempre - é com o que concordam os pesquisadores modernos e que têm acesso à documentação encontrada recentemente e que diz respeito tanto aos cátaros quanto aos templários.
O segredo monumental diria respeito ao Papa? Ao rei? O que os historiadores oficiais não encontraram ou não "quiseram" encontrar e relatar nos livros de história oficiais?

Existe um capítulo de detalhes a respeito desta questão, muito importantes, que nos levam a uma só meta: Maria Madalena e o papel (severamente fechado a sete chaves), que desempenhou na religião e em relação à coroa da França.
Bernard de Clairvoux, a "eminência parda de Roma", São Bernardo, dedicava um amor extremo ao culto da Virgem Maria. Após as descobertas modernas, parece que a "Maria", à qual ele se devotava tanto era outra Maria, Madalena. Tanto é que, na sua prédica da Segunda Cruzada, ele escolheu um local pra fazê-la - Vèzelay - o centro de veneração, por excelência, à Maria Madalena.
Os templários tinham como proteção à bandeira - Deus e Nossa Senhora - ou o Deus da Bendita Maria. O que reforça quem, realmente, era esta Maria está escrito na "Absolvição Templária": "Peço a Deus que ele o perdoe dos seus pecados assim como perdoar à Santa Maria Madalena e o ladrão que estava pregado na cruz".
Há também outro ponto a ser desvendado aqui: os templários de Roussillon, quando em cativeiro foram amaldiçoados estritamente por ordem papal - "na festa de Santa Maria Madalena". Igualmente, o massacre cátaro de Bèziers teve lugar, também, durante o dia desta mesma festa, como que apontando diretamente, para a natureza real desta "heresia".

Os diretores da ABRAXAS descobriram nos documentos templários, que a Ordem do Templo incluía mulheres e os templários eram excessivamente preocupados com o "Princípio Feminino". Nicole Dawe e Charles Bywaters dizem, como resultado dos seus estudos dos "achados" que encontraram nos sítios templários, que nos documentos descobertos por eles se encontraram documentados os nomes de um número expressivo de mulheres templárias. Charles Bywaters diz que houve uma intenção proposital em ocultar esta realidade. Os que dela souberam "rasgaram esta página antes que você pudesse dela tomar conhecimento". (sic).
Outros pontos de relevo: o "Preceptório Templário" estava construído em Troyes, cidade de onde o primeiro a escrever a lenda sobre o "Santo Graal", Chrètien de Troyes, retirou o seu sobrenome literário. A mais famosa igreja de Troyes é dedicada à... Santa Maria Madalena. Na lenda de Chrètien de Troyes o Graal é uma travessa onde existe uma "cabeça que fala"... Nos lembrando o "Baphomet" templário? (voltaremos a ele). Malcolm Godwin argüi: "Aqui a questão é saber "de quem" é a cabeça"... O tema do Graal é um dos grandes legados dos templários e dos cátaros. Isto é inegável! Ambos são chamados de "Guardiões do Graal".

O Baphomet

Os templários escondiam os seus grandes segredos com incrível criatividade e engenhosidade. Um dos acadêmicos mais respeitados em relação ao Novo Testamento é, inegavelmente, Hugh Schonfield e ele demonstrou que os templários usavam o código conhecido com "Atbash Cipher". É interessante saber que muitos dos pergaminhos Qumran - do Mar Morto - estão cifrados com este mesmo código: 1000 anos antes da fundação da Organização templária.
Schonfield nos revela também, que se fizermos a aplicação deste código no nome do ídolo venerado pelos templários - Baphomet - ele se transformará na palavra grega SOPHIA. A tradução normal de Sophia é "sabedoria", mas existe uma outra tradução mais ao sabor dos templários...
Por partes: Sophia pode ser traduzido como "Chokmah" em hebreu. Chokmah é uma figura feminina que surge no "Livros dos Provérbios" do Velho Testamento. A Sophia grega é a consorte de Deus e quem tem sobre Deus um grande poder de persuasão. É a figura central da GNOSE e nos manuscritos de Nag Hammadi há um texto denominado PISTIS SOPHIA que está "intimamente" ligado à Maria Madalena! Madalena, sob a encarnação de Chokmah, é a "chave" para a compreensão da cabala. Para os gnósticos de Nag Hammadi, Madalena é a encarnação idealizada da Atena grega e da Isis egípcia, quem é chamada, às vezes, de SOPHIA. (The Divine Sophia: Isis, Achamot, Ialdabaoth - Lee Irwin).
Não se pode ou se deve tomar superficialmente, em relação aos templários, estas implicações relativas à tradução do código usado na palavra Baphomet. É notória a veneração templária ao Princípio Feminino e à Maria Madalena. N. Sinclair, pesquisador escocês escreveu: "Os templários criam vigorosamente no elemento feminino".
Era tão grande esta crença e veneração, que os seus templos sempre possuíram a forma redonda por três motivos:
a) Acreditavam que o templo de Salomão possuía esta forma;
b) Era a forma do universo;
c) A forma feminina.

A documentação relativa à Maria Madalena

Como curiosidade inserimos aqui o que se encontra, documentado, a respeito de Maria Madalena.
"Suas relíquias foram encontradas enterradas na cripta da igreja de St. Maximin aos 9/12/1279 por Charles II d'Anjou, Conde de Provença. O que se designa como sendo o seu esqueleto foi descoberto num sarcófago de alabastro datado do século 15. A explicação está contida em documentação descoberta dentro do próprio sarcófago dizendo - em 710 a.D. o corpo de Maria Madalena foi escondido em outro sarcófago para protege-lo dos invasores sarracenos. O esqueleto ainda se encontra no seu caixão de pedra original na cripta da basílica, embora o seu crânio se encontre no relicário dourado dentro da sacristia".
Charles d'Anjou construiu a basílica e conseguiu a aprovação papal, colocando a igreja sob a proteção da Ordem Dominicana.
A construção iniciou-se em 1295, mas nunca foi concluída. A idéia inicial de d'Anjou era fazer dali um centro de peregrinação voltado à Maria Madalena o que conseguiu, não tão famoso, entretanto, quanto o de Santiago de Compostela.
Outras curiosidades: Santa Bárbara foi retirada do rol dos santos como inexistente. É curioso notar que a sua imagem é a da própria Maria Madalena! As mesmas características reconhecidas pelos historiadores e pesquisadores: a longa cabeleira ondulada, a espada da iniciação, o manto vermelho da Grã-sacerdotisa da Igreja Nazarena (de Jesus) e... A Torre de Magdala aos seus pés, coroando os simbolismos.
Na Cave subterrânea da Basílica de Santa Maria Madalena, encontra-se a estátua de uma adolescente negra: Santa Sarah, a padroeira dos ciganos que ali festejam a sua festa.
Sarah quer dizer PRINCESA. Sarah, ou Thamaris seria a primogênita de Jesus e Maria Madalena, princesa da linha de David. Tem o rosto negro (chamam-na: a egípcia, por esta razão), devido ao "Cântico dos Cânticos" de Salomão, cujos versos cantam a herdeira do trono de David "cuja negra face não será reconhecida nas ruas". O Cântico dos Cânticos, também, é relacionado com o culto à Maria Madalena.
É curioso e emocionante notar que a estátua de Santa Sarah esteja sendo homenageada "no ventre" da Basílica dedicada à Santa Maria Madalena, supostamente, a sua mãe.
Curiosidade final: Foi no Languedoc ou da "langue d'oc" ( um patois latino ) que surgiu o português. Seria por esta razão que Camões cantou o português como sendo "a última flor de Lacio "inculta e bela?"

Um comentário:

  1. Boa Tarde! Enfim alguma informação de grande valor na internet! É impressionante a capacidade das pessoas de reproduzir mais do mesmo na net..., mas graças ao trabalho de poucos que se importam com a real essencia dos fatos ainda temos o privilégio de encontrar conteúdo inteligente na web. Obrigado!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem