Publicidade

Seita Secreta Opus Dei

Em uma consulta rápida à enciclopédia digital Wikipedia aprendemos que o Index Librorum Prohibitorum foi um instrumento criado pela Inquisição da Igreja Católica com o objetivo de resguardar a ortodoxia teológica. Trata-se de uma relação de livros cuja leitura estava proibida para os católicos por serem considerados imorais, porque continham erros teológicos, ou ainda por ter um caráter herético ou por apresentar deficiência moral, sexualidade explícita ou incorreção política, entre outros motivos.

Apesar do Index Librorum Prohibitorum ter sido abolido em 1966 pelo Papa Paulo VI e de a enciclopédia digital dizer que “outras religiões (...) continuam a exercer a censura”, o que levaria à idéia de que os católicos estariam livres desse tipo de tutela, o Index ainda existe para pelo menos uma parte deles, aqueles que pertencem ao Opus Dei, uma seita secreta fanatica que só é permitida à entrada de gente rica de nivel universitário, sendo assim como o pobre não é permitida a entrada nela. Para os membros dessa seita, os livros são classificados de nível 1 (obra sem inconveniente) ao nível 6 (proibição moral geral). Assim, acreditamos que o Index do Opus Dei acaba de ganhar uma nova obra. Trata-se do livro Opus Dei, a falsa Obra de Deus – Alerta às famílias católicas, de Elisabeth Castejón Lattaro Silberstein (sem editora, 2005, 336p. [2] ).

Quem teve a possibilidade de conhecer um pouco da história da autora por meio de outras publicações, sabe que Elisabeth Silberstein tem um filho que permanece, até o momento, como membro numerário [3] do Opus Dei. E sabe também da luta que ela trava para libertá-lo. Mas quem, diante desse histórico, esperava que o livro fosse um emaranhado de lamentos de mãe pode ter uma surpresa durante a leitura da obra. Pois Elisabeth Silberstein pouco fala sobre o seu drama pessoal e o seu trabalho apresenta-se como um valioso instrumento para a compreensão desse fenômeno enquistado na Igreja Católica.

Ela procurou conhecer o que havia afastado seu filho da família e os motivos que levam uma pessoa bem formada e inteligente a abrir mão do direito de autonomia de maneira radical, tornando-se inclusive incapaz de avaliar a realidade sem a mediação da doutrina nele interiorizada. É o material coletado em suas pesquisas que compõe a obra agora apresentada à nossa apreciação. Parte desse material é tradução de sites como, por exemplo, o Odan (Opus Dei Awareness Network), ou compilação de material publicado no site opuslivre (http://www.opuslivre.org). Elisabeth Silberstein não esconde isso. Ao contrário, é extremamente generosa, pois partilha conosco aquilo que descobriu fornecendo uma longa lista de endereços a serem visitados por todos aqueles que, quaisquer que sejam os seus motivos, desejem ou precisem pesquisar o assunto em questão.

O livro Opus Dei, a falsa Obra de Deus – Alerta às famílias católicas é diferente do livro Opus Dei – Os Bastidores. Enquanto Bastidores tem a sua tônica nos depoimentos de ex-membros dessa prelazia da Igreja Católica e com eles constrói a análise do modus operandi dessa instituição, o livro Opus Dei, a falsa Obra de Deus – Alerta às famílias católicas é um trabalho de outra natureza: ele está mais centrado na organização da instituição, ainda que apresente vários depoimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem