Publicidade

Teotihuacán

Teotihuacán situa-se a 48 km da Cidade do México, no centro do país

Os 20 km² da cidade de Teotihuacán são a obra-prima dos astecas, um povo hábil em obras monumentais. No legado dessa civilização singular, destacam-se as Pirâmides do Sol e da Lua. Comno duas respeitáveis anciãs, elas guardam os mistérios de um local onde deuses e seres humanos se encontraram.

Desde a sua construção, no século II a.C., Teotihuacán esteve envolta em uma aura divina. Situada em um vale cercado de montanhas e sobre uma rede de cavernas subterrâneas, Teotihuacán, ou "lugar dos Deuses", era considerada o berço do Sol, da Lua e do próprio tempo. Exemplo máximo da interação entre ambiente natural e criação humana, a Pirâmide do Sol foi erguida sobre uma caverna em forma de trevo de quatro folhas, o que lhe imprimiu caráter sagrado, com seus 222x225 metros de largura por 63 de altura.Seus construtores ainda projetaram a obra parar que a luz do sol incidisse verticalmente em seu centro em determinados dias . Segundo maior edifício do vale, a Pirâmide da Lua possui estilo típico de Teotihuacán: a combinação de planos inclinados e horizontais, talud-tablero, ela mede 120x150 metros de largura e 43 metros de altura.


Destruíção, Mistério e Glória

O século VIII marcou o apogeu de Teotihuacán, que abrigou mais de mil pessoas. As largas ruas seguiam um traçado tão rígido que foi preciso desviar o curso de um rio para que não interferisse no paralelismo das vias. Além de Templos, edíficios administrativos e residenciais, Teotihuacán contava com dois locais para reuniões - A Cidade e o Grande Conjunto. Misteriosamente destruída por um incêndio, a cidade influenciou o Império Asteca, séculos mais tarde. Prova disso é que o último imperador asteca , Montezuma II, peregrinava desde a capital do império Tenochtitlán, até as ruínas de Teotihuacán, distante cerca de 50 km. No entento, a fé do governante não foi capaz de conter a conquista espanhola no século XVI.

Quetzalcoatl
Deus local representado por uma serpente alada (serpente emplumada). Na Pirâmide Quetzalcoatl, as serpentes de pedra projetam-se para fora. Como herói da cultura primordial, Quetzalcoatl está associado ao céu, às estrelas, à água, à abundância e ao cultivo de todas as artes e ciências da civilização. Representando a união do céu e da Terra, as imagens da serpente emplumada, bem como do jaguar emplumado, estão espalhadas em toda arte de Teotihuacán - nos utensílios de cerâmica, murais e nas grandes figuras esculpidas na fortaleza de Quetzalcoatl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem