Publicidade

A Bala Mágica



Trigésimo quinto presidente dos E.U.A., tinha 43 anos ao assumir o governo sendo o mais jovem presidente a ocupar o cargo, após difícil pleito em 1960, quando como candidato do Partido Democrata, conseguiu a vitória por 113.000 votos de diferença sobre Richard M. Nixon, do Partido Republicano. No poder John Fitzgerald Kennedy apoiava os direitos iguais para todas as etnias, o combate ao desemprego, a ajuda fiscal para países subdesenvolvidos, porém sua atitude mais drástica seria quanto ao seu posicionamento na guerra do Vietnã. Muitos americanos apoiavam a intervenção militar nesse país. Mas em setembro de 1963, Kennedy anunciara sua intenção de retirar as tropas americanas do Vietnã antes do final do ano seguinte.

Em 22 de novembro de 1963, em Dallas, no estado do Texas. Kennedy pretende fazer uma exposição de sua política externa e das possibilidades dos E.U.A. na disputa espacial e armamentista com a U.R.S.S. Mas ele nunca chegaria ao seu destino final.

Eram exatamente 12:30 da tarde, quando um grande alvoroço contagia as ruas por onde a comitiva presidencial passava. Um carro conversível seria o erro fatal dos agentes de segurança do presidente, pois quando a comitiva passa em frente ao edifício Texas School Book Depository. Kennedy viria a ser assassinado. Tiros são ouvidos e um grande tumulto é instalado.

A polícia corre a fim de prender o autor dos disparos, 45 minutos após a morte do presidente o agente em patrulha da Policia de Dallas, J. D. Tippit também é assassinado, a polícia então se apressa em prender o assassino em fuga. Finalmente depois de uma hora e vinte minutos de perseguição o suspeito Lee Harvey Oswald é capturado dentro de um teatro, ainda sim resistindo à prisão e tentando atingir outro agente da Policia de Dallas.

No edifício de onde os disparos que mataram o presidente foram efetuados a polícia encontrou uma espingarda Italiana de 6.5 milímetros Mannlicher Carcano que foi comprada e encontrava-se na posse de Oswald. Oswald transportou esta espingarda para o Edifício Depósito na manhã do dia 22, encontrando-se no momento do crime na janela do prédio, Oswald então teria deixado a espingarda escondida sobre papéis e livros após o assassinato de Kennedy e iniciado sua fuga na qual resultaria na morte de Tippit um policial de Dallas, sendo preso mais tarde no teatro. Uma comissão de investigadores é reunida (Comissão Warren) para dar início as pesquisas, logo a mesma descobre fatos no mínimo curiosos a respeito de Oswald. Ela teria sido Fuzileiro da Marinha Americana, nos anos de 1959 até Junho de 1962 teria se desertado para a União Soviética e em 26 de Setembro de 1963 viajou para o México onde lá visitou embaixadas Soviéticas e Cubanas. Oswald também teria contatos conhecidos no partido Cubano "Fair Play for Cuba Committee".

Mesmo assim os investigadores não acharam qualquer ligação de Oswald com uma conspiração internacional. Porém o laudo final mostra que Kennedy teria sido vítima de duas perfurações por balas, o Governador Connally que estava a frente de Kennedy foi atingido por outro projétil, resultando em um total de três balas disparadas. Mas como Oswald poderia disparar três tiros seguidos com tamanha perfeição?

Surge então uma teoria paranóica para explicar os fatos, a teoria da bala única ou bala mágica, foi ridicularizada pelos críticos, Arlen Specter criador da teoria diz que uma única bala foi disparada da janela do sexto andar, entrou pela nuca de Kennedy saindo pelo pescoço, alterando a sua trajetória de maneira a causar sete feridas em Kennedy e no Governador Connally no assento em frente.

Apesar de todas as teorias, Oswald parecia ser o acusado perfeito e o cabeça chave do assassinato de Kennedy, todas as dúvidas seriam esclarecidas no julgamento de Oswald, se não fosse um contratempo. Dois dias após sua prisão, Oswald estava sendo transferido para a cadeia municipal, lugar onde esperaria até o dia do julgamento, a policia deu livre acesso a imprensa para cobrir a remoção do assassino de Kennedy.

Um grande tumulto é instalado na chegada de Oswald a cadeia, quando de repente Jack Ruby salta dentre os repórteres e mata a sangue frio o principal acusado no caso Kennedy. Para muitos Ruby tinha silenciado a testemunha chave, a imprudência da polícia mediante a remoção de Oswald agora tinha se transformado em algo terrível, ninguém mais saberia ao certo o que estava por trás da morte de Kennedy.

Os investigadores também não acharam qualquer ligação de Ruby com alguma conspiração e nem indícios de que Oswald e Ruby se conheciam, porém uma pergunta fica no ar.

Lee Harvey Oswald assassinou Kennedy por ser um americano inconformado com a política presidencial ou faria ele parte de uma conspiração para matar o presidente da nação mais poderosa do mundo? A resposta para esta pergunta são apenas duas palavras, "bala mágica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem