Publicidade

Castelinho

O Grande ABC é pródigo em histórias desse tipo e nas chamadas casas mal-assombradas. As histórias correm de boca em boca, sempre sendo ligeiramente aumentadas e entram para o folclore. É o caso do Castelinho, uma das principais atrações turísticas da Vila de Paranapiacaba, em Santo André. O casarão, todo de madeira, foi construído em 1897 para servir de residência para quem ocupasse o cargo de engenheiro-chefe da ferrovia São Paulo Railway. Foi estrategicamente erguida no alto de um morro no centro da Vila, de maneira que pudesse visualizar toda a área e controlar o movimento do pátio de trens. Hoje, sedia um museu. Mas parece que alguém não gosta muito de estranhos no casarão. João Manoel Santana, 42 anos, que o diga:

- O fantasma de um dos chefes que viveram no Castelinho continua lá assombrando a casa, batendo portas e janelas.

Garante João, que foi vigia do Castelinho até 5 anos atrás. Mas não foi ninguém que disse isso para ele. João afirma ter visto o ectoplásmico inglês com seus próprios olhos. Ele apareceu na minha frente e disse:

- Vai embora, esse Castelinho é meu.

Mas João achou a ordem um desaforo. Ainda mais vinda de alguém que já morrera.

- O Castelo não é mais seu, não.

Jogou na cara da entidade do além. Parece que o finado não esperava por essa, pois não fez nada contra João.

Um comentário:

  1. Olá! bom dia.

    Muito legal a matéria.

    Priciso, fazer um documentário sobre Paranapiacaba; referente ao turismo. Mas oque me chamou a atenção é o lado místico, em relação ao castelinho mal assombrado. Seráque é possível ter o contato com João Manoel Santana. Ficarei muito grato, caso tenha os contatos de João, e queira me fornecer.

    Atenciosamente,

    Zé Renato

    Meus contatos:

    E-mail: pelasestradasdosertao@yahoo.com.br

    Tel: (11) 67863696

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem