Publicidade

Egito - Cidade Perdida



Julho de 2001 - Tesouros arqueológicos da antiga cidade de Herakleion, submersa próxima à costa do Egito, vão ser revelados ao público pela primeira vez. Uma equipe de arqueólogos submarinos franco-egípcia mostrou algumas das descobertas durante uma entrevista coletiva em Alexandria. Herakleion era o principal porto egípcio no tempo dos faraós. Até ela ter sido reencontrada ano passado, sabia-se da cidade apenas pelas lendas gregas e por livros antigos. Pesquisadores acreditam que a cidade submergiu no Mediterrâneo depois de um terremoto que atingiu a região há mais de mil anos.


Tábuas

"A história está se materializando nas nossas mãos", disse o ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosni. Os arqueólogos encontraram a cidade praticamente intocada pelo tempo, cheia de estátuas colossais, tábuas hieroglíficas e uma quantidade extraordinária de moedas e jóias. Entre outras descobertas, está uma gigantesca tábua de granito que aponta a localização exata da cidade. Os arqueólogos afirmam que é apenas o começo de uma série de tesouros extraordinários. Pelo menos 20 mil peças ainda estariam no fundo do mar.


Rico em cultura

"Aqui era uma cidade portuária faraônica importante, e uma porta de entrada para o Egito antigo", disse o arqueólogo francês Franck Goddio, chefe da missão internacional de escavação submarina. "Nós aprendemos muito em apenas um ano", disse ele. Um dos mergulhadores da equipe, Eric Smith, descreveu o sítio arqueológico como "rico e impressionante". O correspondente da BBC no Oriente Médio, Frank Gardner, disse que Herakleion era um lugar de adoração dos deuses, como mostra o templo de Heracles descoberto no fundo do mar. Ainda segundo a lenda, era um lugar para o amor. Foi para a cidade que a bela Helena, da lenda de Homero, teria fugido com seu amante, escapando do ciúme de seu marido, Menelaos. A cidade foi redescoberta ano passado, depois de dois anos de busca, em águas entre seis e nove metros de profundidade. Os arqueólogos agora esperam descobrir como viviam as pessoas na época, através das ruínas da cidade praticamente esquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem