Publicidade

Europa



Muito gelo, talvez água e vida extraterrestre. Essa é Europa a segunda lua de Júpiter, as fotos enviadas pelas sondas espaciais Voyager 2 e Galileo vem causando um grande rebuliço na comunidade científica. A superfície de Europa é coberta por uma camada densa de gelo, algumas evidências apontam para a existência de um oceano por debaixo da superfície. Com água e gelo a possibilidade de existir vida é imensa.


Novas imagens da sonda espacial Galileo indicam que "gelo quente" ou água líquida existiram, e talvez ainda existam nos dias de hoje debaixo da rachada crosta de gelo de Europa. Os cientistas estão novamente analisando as imagens que mostram lugares em Europa parecidos com as massas de gelo flutuantes nas regiões polares terrestres, junto com sugestões de erupções e detalhes de uma longa banda de pontos negros pela superfície.

"Essa lua é uma lugar maravilhoso", disse o Dr. Ronald Greeley do grupo de cientistas que analisam as imagens. "Nós estamos vendo evidências de uma grande atividade geológica em Europa"."Em algumas áreas o gelo está quebrado em grandes pedaços que se deslocam de um lugar para outro, mas obviamente todos combinados como um grande quebra-cabeça" disse Greeley. "Isto mostra que a crosta de gelo estava, ou ainda está, sendo desgastada abaixo da superfície por gelo quente ou talvez água líquida".

"Os resultados deram um passo a mais para determinar se Europa possui ambiente e lugares que possam suportar vida", disse Greeley.

"O maior objetivo do estudo de Europa é procurar por sinais de atividades passadas ou recentes que ajudem a responder a pergunta: Há uma zona de água líquida em Europa?" disse Greeley. "Nós estamos interessados em identificar lugares em Europa onde água líquida talvez exista. Nós queremos voltar para algumas dessas áreas que sugerem gelo fino ou água líquida e achar respostas para as nossas perguntas atuais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem