Publicidade

Rocha ou Lua?



Uma rocha espacial de apenas 40 quilômetros de diâmetro ainda não pôde ser reconhecida como a vigésima primeira lua do planeta Urano devido a divergências entre os cientistas sobre sua classificação.


O objeto foi visto pela primeira e única vez em 1999 pelo astrônomo Erich Karkoschka, da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, em uma série de 300 imagens feitas de Urano, 13 anos antes, pela sonda espacial Voyager 2.

O objeto recebeu o nome provisório de S/1986 U 10. Mas a International Astronomical Union (IAU) -- que é o único grupo encarregado de dar nomes a novos objetos encontrados no sistema solar, tais como luas -- ainda não se manifestou oficialmente. O IAU quer uma imagem da rocha feita pelo Telescópio Espacial Hubble para confirmar sua existência, segundo o grupo The Planetary Society, que defende a exploração do espaço.

Urano tem 20 luas confirmadas, que receberam, em sua maioria, os nomes de personagens de obras de William Shakespeare. Até hoje se conhecem 90 luas no sistema solar, excluindo algumas que orbitam asteróides. Saturno é o planeta com o maior número delas - 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem