Publicidade

O dia da invasão



Há 60 anos, uma "pegadinha" de Orson Welles fazia a América tremer de medo. O Halloween, "O dia das Bruxas", chegou um dia antes, em 1938, e de forma inesperada para os americanos, acostumados às inevitáveis brincadeiras do 31 de outubro. Na noite do dia 30, muitos dos seis milhões de ouvintes da rede CBS e suas filiadas levaram a sério o que ouviam pelas ondas do rádio: os marcianos estavam invadindo os Estados Unidos! De acordo com os relatos da época, quem estava na zona rural correu desesperadamente para a cidade, e cruzou com quem estava na cidade e procurava refúgio no campo. Os telefones das delegacias de polícia não paravam de tocar e os gritos de socorro ecoavam pelas ruas. Foi o caso mais célebre de histeria coletiva da História, segundo um estudo publicado pelo professor Hadley Cantril, da Universidade de Princeton.

Os gritos, choros e preces desesperadas deram lugar aos risos e, em boa parte dos casos, às imprecações, quando se soube o que realmente estava acontecendo: tratava-se de uma adaptação radiofônica do livro "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, feita por Orson Welles para o programa "Mercury Theatre On The Air", que havia estreado no dia 11 de setembro do mesmo ano e ia ao ar das 20 às 21 horas. Em sua tese, o professor Cantril atribuiu a reação popular a três causas: insegurança pessoal, insegurança econômica e insegurança política. Naqueles tempos, a voz de Hitler já ecoava assustadoramente pela Europa e o rádio era o mais poderoso veículo de comunicação.


A INVASÃO
No começo da transmissão, Welles se apresentara como um certo professor Pierson, "famoso astrônomo do Observatório de Princeton", e declarara pelo rádio, na forma de entrevista, que estava ocorrendo uma série de fenômenos na crosta do planeta Marte. Na verdade, a "entrevista" era tirada do livro "A Guerra dos Mundos", escrito em 1898 por H. G. Wells, mas o tom de seriedade fez com que muitos ouvintes achassem que tudo era verdade. Na seqüência da transmissão, a emissora informou que um disco voador havia aterrissado numa pequena fazenda em Grovers Mill, Estado de Nova Jersey - perto de Nova York. Logo depois, informava em tom sensacionalista que outros discos teriam pousado em várias partes do país. A transmissão teve direito até ao pronunciamento de um hipotético secretário do Interior, "diretamente de Washington", admitindo a gravidade da situação e pedindo calma aos moradores.

Especialistas no estudo do comportamento humano comentaram em entrevistas aos jornais da época que "os ouvintes estão sempre prontos a acreditar no que uma autoridade oficial diz" e, por isso mesmo, o pânico foi generalizado. Para complicar ainda mais a situação, naquele momento os americanos temiam uma "invasão" de alemães ou chineses. Depois do episódio, Welles tornou-se uma celebridade mundial e foi contratado por Hollywood para escrever, produzir, dirigir e atuar em filmes nos estúdios da RKO. Os artistas que participaram da famosa adaptação radiofônica foram chamados para integrar o elenco do antológico "Cidadão Kane", considerado um dos mais importantes filmes de todos os tempos.

Entre as inúmeras histórias sobre o trauma causado pela transmissão está a de vários cidadãos que tiveram de ser resgatados seis semanas depois por voluntários da Cruz Vermelha nas montanhas de Dakota, pois eles se recusavam a acreditar que tudo não passara de ficção. E uma ingênua operária mandou a seguinte carta a Orson Welles:"Quando aquelas coisas aconteceram, eu achei que a melhor coisa a fazer era dar no pé. Então, peguei os 3,25 dólares que havia economizado e comprei uma passagem. Após ter viajado 16 milhas, ouvi dizer que era tudo uma peça. Agora estou sem o dinheiro e sem os sapatos que ia comprar com ele. O senhor poderia, por favor, mandar alguém me entregar um par de sapatos pretos, tamanho 9 B?

Um comentário:

  1. VEJA O QUE SERIA SE HJ UM HOMEM DO PENTAGONO VIECE A PUBLICO ,E REALMENTE ASSUMICE NÃO ESTAMOS SÓ NO UNIVERSSO. VEJA ISTO AFETARIA RELIGIÕES ,CONCEITOS ETC.
    QUE NÃO ESTAMOS SÓ É REAL MAIS OS TAPADOS NÃO QUEREM ASSUMIR QUE O CRIADOR DO UNIVERSSO SÓ NAO FES VIDA AQUI,O CASO < ROSWELL > QUE CAIU O UM ARTEFATO ESTRA TERRESTRE NOS MOSTRA ISTO MAIS TEM GENTE QUE É TAPADA NÃO PODE SER DITO A VERDADE SE NÃO SAI POR AI FASENDO LOUCURAS ,EM TODO O MUNDO TODOS OS GOVERNOS TEM SABIENCIA DISTO ENTENDEU O TROÇO EXISTE,LEMBRA SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA A APOLO QUE DESCEU A LUA PELA PRIMEIRA VES UM ASTRONALTA EXCLAMA MAY GÓD ELES JÁ ESTÃO AQUI,QUEM ESTAVA JÁ ALI ? SE NÃO FOSSEM OS ALIENIGENAS.EU CREIO EM TUDO NA UFOLOGIA CLARO QUE TEM UNS TARADOS POR MENTIRAS POR AI MAIS TEM MUITA GENTE SERIA .ABRAÇOS A TODOS.pancraciolima@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem