Publicidade

Patience Worth

No início do verão de 1913, uma dona de casa em St. Louis, chamada Pearl Curran, começou a receber secretos, mas distintos fragmentos de uma mensagem na tábua Ouija. Pearl tinha apenas uma educação até o oitavo grau e nunca viajou ao estrangeiro (e aparentemente não tinha nenhum desejo para fazer isso). Seu interesse em leitura era mínimo e raramente estendido para qualquer coisa mais exigente que revistas de mulheres e um leve e ocasional romance. Sua notável habilidade somente parecia ser musical, e até que era bastante modesta.

A personalidade aparentemente manifestava-se através de Pearl na tábua Ouija, e eventualmente por escrita automática, chamava-se Patience Worth e alegava ser o espírito de uma mulher inglesa do século XVII. Patience escreveu milhares de poemas e vários romances de qualidade incomum e freqüentemente como uma excepcional literária. A completa comunicação de Patience Worth ocupa 29 volumes na Missouri Historical Society em St. Louis e inclui poemas, romances, conversações e provérbios expressivos. As comunicações duraram mais ou menos 25 anos, mas a maior parte do trabalho foi elaborada nos primeiros 12 a 15 anos.

Como em muitos casos de mediunidade ostensiva, Pearl e Patience tiveram personalidades notadamente diferentes. Os dois aspectos mais excepcionais do caso são (1) as Habilidades literárias sem precedentes de Patience, diferentemente das de qualquer outro escritor, e (2) o dialeto incomum escolhido por Patience. Com respeito ao primeiro aspecto, a escrita de Patience fluía espontaneamente, sem correção ou revisão (ou declínio de qualidade) e tão rápida quanto os escriturários poderiam fazer. Isso ocorria até nos casos em que Patience era solicitada a improvisar poemas de acordo com os assuntos escolhidos pelos assistentes ou realizar várias façanhas composicionais (por exemplo, fazer com que cada linha de um poema começasse com uma letra diferente do alfabeto, de A até Z, omitindo X). Em relação ao segundo aspecto, Patience fez uso extensivo de palavras inglesas pertencentes ao século XVII e, algumas vezes, de alguns séculos anteriores. Algumas palavras do dialeto foram localizadas por eruditos somente depois que apareceram nos manuscritos de Patience Worth. Além disso, os manuscritos freqüentemente exibiram extraordinariamente uma forte segurança em raízes Anglo-saxões, aparentemente sem precedentes na literatura inglesa, dando aos trabalhos um ritmo e estilo sem igual. Algumas escritas de Patience eram implacavelmente mais arcaicas que outras, mas até sua escrita mais moderna tinha uma curiosa e sólida qualidade distintiva ao longo de todos os seus trabalhos.

Patience Worth é o resultado de uma capacidade dissociativa de Pearl? Em princípio, Patience poderia ser considerada como uma criação de extraordinárias habilidades cognitivas (e talvez psi) destacadas em um estado de dissociação, isto é, uma forma não-patológica de múltipla personalidade. Nada que sabemos sobre os limites da cognição humana ou psi (especialmente sob condições dissociativas conducentes) impede esta abordagem. Ou Patience foi uma entidade desencarnada que temporariamente possuiu o corpo de Pearl? A evidência não favorece uma interpretação no lugar da outra, visto que especialmente nenhuma evidência firme foi descoberta sobre a existência real de Patience Worth. No momento, o caso permanece um mistério psíquico e psicológico, como também fonte de uma literatura fora de série.

Mais sobre Patience Worth no site oficial (em inglês) http://www.patienceworth.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem