Publicidade

Ele veio para se despedir...

Sempre fui muito apegada à familia. Gosto de chamar de tio, tia, primo, prima, sobrinho, enfim... dou uma classificação especial a todos que entram na minha família, não prendendo a idade ou a ordem de chegada a mesma. Acho bonito ter uma "família" grande.

Tenho uma tia-avó, hoje ela tem 90 anos aproximadamente, e era casada com uma pessoa muito bacana, o meu tio Juquita. Eu adorava ele, ele me tratava com todos os mimos possíveis do mundo. Adorava nas férias ir para a casa dele lá em Curvelo/MG. Me trazem boas recordações esses tempos...

Esse meu tio-avô tinha um sitio no interior de Curvelo/MG, como dizemos, na roça. Ele tinha grande plantação de mangas e frutas diversas no seu sítio, o que gerava um pequeno negócio comercial de frutas para eles. Um dia, vieram uns compradores querendo um caminhão de frutas para levar para SP.

Ele como bom mineiro, acompanhou os compradores até o sítio, para que pudesse ser feita a colheita e a negociação concretizada. Despediu-se de sua esposa, e pediu que ela preparasse a comida preferida dele, pois quando ele voltasse jantaria com vontade. Assim ela o fez, preparou o prato favorito dele e deixou em cima do fogão.

Conforme os planos dele, chegaria em casa lá pelas 20:00 hs, no entanto as horas começaram a passar e nada dele chegar. A minha tia-avó conta que um aperto começou a tomar conta do peito dela, uma tristeza sem fim invadiu o coração dela, e foi aí que ela ouviu alguém limpar os pés no tapete da porta da cozinha e pigarrear. Esse mesmo alguém entrou na cozinha, mexeu nas panelas, suspirou fundo e sumiu. Ela conta que nessa hora uma certeza de que algo havia acontecido ao esposo se tornou concreta.

Passado algum tempo, chegaram em sua casa com a notícia de que ele havia falecido em um acidente no caminho de volta do sítio. O caminhão não havia conseguido fazer a curva do Rio Maquiné e foi de encontro aos barrancos, capotando, matando o meu tio e outro moço na mesma hora.

Ela conta que ouviu a notícia calada, emocionada, não pela narrativa dos detalhes do acidente, mas pelo fato do marido e companheiro de tantos anos, ter se preocupado em vir se despedir dela instantes antes, mesmo não estando mais entre os vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem