Publicidade

Ano 2000?

..."ano 2.000 d.C." significa dois mil anos depois do nascimento de Cristo, certo? Bem, não exatamente
A estimativa de datas em que se baseia nosso calendário foi feita, durante a Idade Média, por um monge chamado Dionysius Exiguus e, segundo a Enciclopédia Católica, ao fixar o ano 1 de nossa era em 753 A.U.C. (a sigla significa "depois da fundação de Roma"), padre Dionysius errou nas contas por cerca de 4 anos. Assim, não seria surpresa se 1997 já fosse, na verdade, o ano 2.000 "depois do nascimento de Cristo".

Dionysius também não se deu ao trabalho de fixar um ano zero; ele apenas chamou o ano 752 A.U.C. de ano 1 antes de Cristo, e o 753 de ano 1 AD ("Anno Domini", ou "Ano do Senhor"). É por isso que décadas e séculos começam em anos terminados em "1", e não nos anos terminados em "0". Claro, ninguém pensou em adiantar as festividades por causa do erro nas contas do monge- o próprio Vaticano prepara o jubileu para 2.000 - , mas os profetas de catástrofe e fim-do-mundo talvez estejam atentos ao fato. Isso poderia, de qualquer forma, explicar a onda apocalíptica que cercou o cometa Hale-Bopp.

A raiz do catastrofismo associado aos anos com muitos "00" está, aparentemente, no Apocalipse de São João - que, além de falar em estrelas cadentes, também afirma que a vinda de Jesus ao mundo prenderia Satanás no Inferno por "mil anos". Depois, o tinhoso seria solto e o mundo acabaria.

Apocalipse
Essa passagem do Apocalipse já causou um bocado de transtorno na Europa por volta do ano 1.000, mas, fora o caos social e a onda de suicídios, nada aconteceu. Desde então, a interpretação da Bíblia avançou um bocado. Hoje, uma análise mais serena do livro de S. João afirma que o Apocalipse não é mais que uma mensagem de esperança para os católicos da época - que passavam o diabo sob a perseguição romana. Assim, o "fim do mundo" seria a queda de Roma, e a "nova Jerusalém" - o mundo depois do fim - representaria uma situação onde os valores cristãos se tornariam a regra geral da sociedade. Mas uma outra visão apocalíptica do ano 2.000 persegue, agora, os sistemas de computação. Isso se deve ao fato de que, nos anos 70 e 80, muitos programadores fizeram a contagem de anos, em seus sistemas, com apenas dois dígitos - assim, 1977 seria 77, e assim por diante. Se os programas não forem atualizados logo, o ano 2000 será considerado "00", e para os computadores todas as datas do século XX passarão a ser negativas.

Imagine um computador tentando calcular os juros de uma dívida contraída a -4 anos, ou um plano de saúde a determinar a taxa de um paciente com -66 anos de idade. Para maiores informações sobre esse problema, visite o site do Observatório Greenwich. Para saber quanto tempo resta para resolver o problema, veja a contagem regressiva.

Calendários
Embora tenha dividido a história do Ocidente em duas eras distintas - antes e depois de Cristo - o monge Dyonisius não fez uma reforma do calendário. A Era Cristã continuou usando a mesma fórmula de divisão e cálculo de dias e meses fixada, em 44 aC, pelo ditador romano Júlio César. Ou quase. Quando César subiu ao poder, com um mandato de 10 anos, em 46 aC, o calendário adotado pelos romanos há pelos menos trezentos anos já acumulava uma série de defasagens. Isso aconteceu porque os romanos, para compensar os anos bissextos, encaixavam, depois de fevereiro, um mês de duração variável, chamado intercalaris - mês que, por uma série de razões políticas e religiosas, às vezes era observado, às vezes não.

Depois de três séculos de senadores e sacerdotes dando "jeitinhos" no mês, por volta de 46 aC a primavera romana já estava começando em novembro. Auxiliado por astrólogos, César resolveu consertar a bagunça. Para começar, decidiu que 46 teria 90 dias a mais, criando um ano excepcional, de 446 dias, numa tentativa de pôr as estações em sincronia. César eliminou intercalaris, e adicionou os dias do mês móvel aos outros meses fixos. Para igualar o ano romano (de 355 dias) ao ano solar (de 365 dias e 6 horas, segundo os astrólogos da época), César adicionou dias a outros meses, e criou o ano bissexto - onde fevereiro teria 30 dias, em vez de29 - a cada 4 anos. Isso foi necessário para eliminar a "sobra" de 6 horas do ano solar. Em 44 aC, César foi declarado ditador vitalício e, pouco depois, assassinado.

O mês de quintilis foi renomeado "julius" ("julho") em homenagem ao ditador morto. Tudo teria funcionado muito bem se os sacerdotes, interpretando incorretamente as determinações de César, não tivessem resolvido criar um ano bissexto a cada três, em vez de a cada quatro, começando, novamente, a acumular distorções.

Quanto a fevereiro - este mês teve um de seus 29 dias "roubado" pelo imperador Otávio Augusto que, ao transformar o mês de sextilis em augustus ("agosto"), resolveu fazê-lo com 31 dias. Augusto também retornou ao princípio de um ano bissexto a cada quatro. Essa medida teria mantido as coisas em ordem, se o ano solar durasse exatamente 365 dias e 6 horas. No entanto, a verdadeira duração do ano solar é 365 dias, 5 horas e 49 minutos, aproximadamente - e, ao longo dos séculos, esses 11 minutos extras começariam a fazer diferença.

Páscoa
Com a transformação do cristianismo em religião oficial do Império Romano (e depois de toda a Europa, durante a Idade Média), a Páscoa (comemorada sempre no início da primavera) passou a ser o centro do ano religioso. Por volta do século XVI, no entanto, o início da primavera já estava quase coincidindo com o Natal. Segundo as Escrituras, no entanto, Cristo teria sido crucificado por volta de 21 de março. Alguém tinha que fazer alguma coisa! "Alguém", no caso, foi o papa Gregório XIII e o astrônomo Cristóvão Clávio. Seguindo o conselho de Clávio, o papa subtraiu 11 dias do mês de outubro de 1582. Assim, ao dia 4 de outubro seguiu-se, imediatamente, o dia 15.

Clávio também definiu que os anos terminados em "00" só seriam bissextos se divisíveis por 400 - por isso 1700, 1800 e 1900 não foram bissextos, mas 2000 será. O calendário gregoriano foi, a princípio, rejeitado pelos países não-católicos. Inglaterra e suas colônias, por exemplo, só passaram a usá-lo a partir de 1752. O papa ainda mudou o dia de Ano Novo, de 25 de março para 1º de janeiro. O refinamento da regra do ano bissexto feita por Clávio - omitindo três em cada quatro anos terminados em "00" - eliminou quase todas as distorções causadas pela sobra de 11 minutos. Mas o "aproximadamente" que acompanha a definição de ano solar ainda faz diferença, e o início das estações continua a se afastar, lentamente, das datas ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem