Publicidade

Edgar Cayce (1877-1945)

Edgar Cayce foi um alegado medico com diagnosticos psiquicos, e leitor psiquico de vidas passadas. Chamavam-lhe "o profeta adormecido" porque fechava os olhos e parecia entrar em transe quando fazia as leituras. Há altura da sua morte deixou milhares de relatos de vidas passadas e leituras médicas. Os seus seguidores manteem que Cayce era psiquico e capaz de saltar para uma espécie de consciência superior para obter o seu "conhecimento". Tambem acreditam que era acertado nos diagnósticos e bem sucedido nas curas. Cépticos não teem o sr. Cayce em tão alta conta.
Uma das mais comuns razões dadas para acreditar em pessoas como Cayce é que "elas não tinham maneira de saber por meios normais; tinham de saber por um espirito ou projectados astralmente no tempo para frente ou para trás, etc." Contudo, tal como com Virginia Tighe ser Bridey Murphy era facilmente explicado por meios ordinários, o mesmo se passa com o "conhecimento" de Cayce.
Mesmo não tendo uma educação formal, Cayce era um leitor voraz, especialmente de literatura do oculto e da osteopatia (que, nesses dias, era primitiva e próxima da quiropratica, naturopatia e medicinas populares). Estava em contacto com pessoas de formações diversas que lhe serviam de fontes. Muitas das leituras provavelmente só farão hoje sentido para um osteopata. Martin Gardner cita a leitura por Cayce da sua própria mulher como exemplo. A mulher sofria de tuberculose:
....da cabeça, dores ao longo do corpo na segunda, quinta e sexta dorsal, e da primeira e segunda lombar...nós aqui, lesões flutuantes, ou lesões laterais, nas fibras nervosas e musculares que fornecem a parte inferior do pulmão e diafragma...em conjunção com o nervo simpático do plexo solar, vindo em conjunção com o fim do estomago....
O facto de Cayce mencionar pulmão é a prova do diagnóstico correcto; conta como um hit. Mas e os diagnósticos incorrectos: dorsal, lombar, lesões flutuantes, plexo solar e estômago? Porque não contam como falhas? E porque recomendou Cayce osteopatia para pessoas com tuberculose, epilepsia e cancro?
Em adição a osteopatia, Cayce tinha conhecimentos de homeopatia e naturopatia. Eis alguns dos remédios recomendados por Cayce: "Óleo de fumo" para uma ferida na perna; fumos de brandy de maçã para tuberculose.
Pergunto-me se algum seguidor de Cayce experimentou o remédio para hemorroidas.
O facto é que milhares de pessoas se consideram curadas por Cayce e isso é evidência suficiente para os crentes. Funciona! O facto de milhares não se consideraram curados ou não aceitarem diagnósticos errados não detem os seguidores.
Gardner nota que o Dr. J.B. Rhine, famoso pelas suas experiências em PSE na Duke University, não estava impressionado com Cayce. Rhine sentiu que a leitura psiquica feita à sua filha não encaixava nos factos. Defensores da afirmação de Cayce de que se um paciente tem duvidas sobre o diagnóstico de Cayce o diagnóstico não será correcto. Que pessoa razoável não teria duvidas sobre tal homem?
Os defensores de Cayce fornecem hipóteses ad hoc clássicas para explicar os falhanços do seu herói. Por exemplo, quando Cayce e um famoso vedor chamado Henry Gross se juntaram para encontrar tesouros enterrados junto à costa e não encontraram nada, os racionalizadores sugeriram que os seus poderes psiquicos estavam correctos pois ou tinha estado lá um tesouro onde eles procuraram mas tinha sido retirado antes (perguntamo-nos sempre porque é que os poderes psiquicos guardam os segredos para si!] ou irá haver ali um tesouro enterrado algum dia no futuro. Os videntes estavam apenas adiantados no tempo. (Mais uma vez, se são tão psiquicos, porque é que viram que o tesouro só lá estará daqui a algumas vidas??!! Deve ser muito confuso não saber se as nossas visões se referem ao passado, ao presente ou ao futuro!)
Cayce tambem afirmou conseguir ver e ler auras. Em 1945, a Association for Research and Enlightenment, Inc., publicou um livro de Cayce intitulado Auras. Cayce tambem afirmou estar em contacto com Atlantes enquanto ausente nas suas viagens mentais. Cayce é um dos maiores responsáveis por algumas das mais tontas noções sobre a Atlântida, incluindo a de que possuiam uma espécie de Grande Cristal. Cayce chamou-lhe a Pedra Tuaoi e disse ser um gigantesco prisma cilindrico que era usado para juntar e focar "energia", permitindo aos Atlantes fazerem coisas fantásticas. Mas tornaram-se gananciosos e sintonizaram o Cristal para frequências demasiado altas provocando perturbações vulcânicas que levaram à destruição do seu mundo.
Uma coisa parece certa, uma visita ao "doutor" Cayce não era aborrecida. Talvez o deixasse fumar o mesmo que ele fumava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem