Publicidade

Cão Verde



18 de Maio de 2001 - Porto Alegre - Hulk, o cãozinho de pêlo esverdeado nascido em Novo Hamburgo, tornou-se atração entre a população da cidade do Vale do Sinos e provocou a curiosidade de especialistas em animais. Uma das hipóteses dos veterinários é de que possa ter ocorrido algum tipo de mutação nos genes responsáveis pela cor. A médica veterinária e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Maria de Lourdes Alves Alexandre acredita na possibilidade de ter ocorrido uma anomalia na pigmentação do cachorrinho esverdeado, já que os outros seis filhotes da cachorra Branca, nascidos da mesma ninhada, são brancos.

Como "Branca" não tem raça definida, a especialista acredita que também possa ter acontecido alguma mudança genética em decorrência da mistura de raças. A impregnação no pêlo do pigmento esverdeado da placenta é outra hipótese para o fenômeno. A tese de mutação genética é compartilhada pela especialista em reprodução canina Berenice de Ávila Rodrigues.

Segundo ela, o caso pode ser elucidado por meio de cariotipia - análise dos cromossomos para comprovar se há alguma mensagem genética alterada. Berenice ressalva, no entanto, que as pesquisas sobre a genética de cães ainda são muito escassas no Brasil. "O caso é, no mínimo, insólito. Pode ter ocorrido uma incompatibilidade sangüínea entre os pais do animal, mas as alterações seriam apenas nas mucosas, como olhos, boca e gengivas, e não no pêlo", avaliou. Monstro? Talvez Hulk seria considerado um, ou talvez um mensageiro do diabo se tivesse nascido no século retrasado ou antes da decoberta da genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem