Publicidade

Múmias são encontradas no Mosteiro da Luz


Duas múmias, com mais de 200 anos, foram encontradas no Mosteiro da Luz, no centro da capital. A descoberta aconteceu por acaso e estava sendo mantida em segredo.

A mumificação não faz parte das crenças católicas, por isso, o fato provoca ainda mais curiosidade. Enquanto os pesquisadores procuram explicações, a história mexe com a imaginação de quem passa pelo bairro da Luz.
Um local de grande visitação, de fervor e agora de mistério.

No sábado de Carnaval, uma empresa foi chamada para retirar cupins de uma das paredes internas da área do museu do Mosteiro da Luz. Ao seguir o rastro dos cupins, os técnicos decidiram abrir a parede oposta da sala onde estavam e lá tiveram uma surpresa.

“Ela está deitada com a mão póstuma, uma em cima da outra, e a pele revestindo o corpo”, revela Armênio Nogueira, capelão.

Desde o século 19, as irmãs passaram a ser enterradas em um ossário. Até hoje, 109 freiras morreram no Mosteiro da Luz. Não se sabe exatamente porque as freiras encontradas estavam na parede, em vez de enterradas, no chão.

Como antigamente não havia atestado de óbito das freiras, o capelão agora pesquisa em cinco diários das irmãs, para tentar descobrir de quem são os corpos encontrados.

“Nós estamos tentando ver em documentos, se existe alguma coisa para que possa realmente a gente identificar o corpo”, afirma o capelão.

Os devotos, que freqüentam o mosteiro, ainda tentam se acostumar com a idéia.

Segundo o capelão, a mesma parede abriga ainda pelo menos outras cinco possíveis sepulturas.

“Que ali é um antigo cemitério, é. Será que tem mais corpos? A gente não sabe”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem
Diga-nos o que você achou sobre esta postagem